Cool2work

Por: Cool2work

Publicado em

Como coordenar uma equipe a distância?


como-coordenar-equipe-distancia

É comum encontrar empresas que não tem sede física, algumas trabalham com o home Office e outras com o coworking. Além de não trabalhar em uma sala comercial, a maioria dessas empresas não tem a sua equipe reunida todos os dias. Essa é a forma moderna de manter uma empresa e cortar gastos hoje em dia, porém não é tão fácil coordenar uma equipe somente pela internet e telefone, por isso separamos algumas dicas para gerenciar essa distância:

Defina os objetivos da sua empresa

Por mais que os funcionários estejam cada um em um canto a empresa ainda é uma só, portanto defina os objetivos da equipe como um todo. O objetivo é geral, mas cada membro tem suas metas individuais e seus planos para cumprir dentro da empresa. Incentive essa predefinição dos seus funcionários começando por si.

Planeje uma rotina de trabalho

Nem todas as empresas que trabalham com o home Office exigem uma rotina de trabalho no mesmo horário todos os dias, mas o mínimo planejamento da rotina impede conflitos desnecessários e ajuda na organização do trabalho. Planeje uma rotina que seja ideal para todos e estabeleça metas e prazos.

Os seus funcionários não precisam necessariamente trabalhar todos os dias das 8h às 18h, mas pelo menos três dias na semana no mesmo horário entre em contato para acompanhar as suas tarefas e supervisionar o que já foi feito e o que está por fazer. A desorganização é a pior inimiga do home Office e coworking, não deixe sua equipe cair nessa.

Defina um canal de comunicação de trabalho

Existem vários canais por onde você pode se comunicar com a sua equipe, isso acaba espalhando as informações que são compartilhadas entre vocês. Escolher somente um meio facilita na hora de encontrar alguma informação ou ordem, além de evitar que se percam arquivos importantes.

Direcione as tarefas e dê feedbacks

A distância obriga os funcionários a se tornarem um pouco mais independentes dos chefes, mas isso não quer dizer que eles não precisam ser direcionados até suas tarefas. Parte da disciplina no trabalho a distância tem a ver com o quanto os funcionários enxergam o dono da empresa como o chefe. A função de quem comanda a empresa é delegar as atividades e dar um feedback sobre elas, os funcionários gostam e precisam de um retorno para aprimorar o seu trabalho.

Marque reuniões periódicas

O encontro frente a frente alimenta a comunicação e cria laços entre a equipe, pessoas que se conhecem tem mais desenvoltura para trabalhar juntas do que completos estranhos. O ideal é marcar a reunião presencial uma vez por semana, se isso não for possível tente ajustar e encontrar um dia e horário ideal para todos os funcionários se encontrarem periodicamente. Algumas empresas têm funcionários de várias cidades e estados, essas podem marcar a reunião via Skype.

Cool2Share