Cool2work

Por: Cool2work

Publicado em

Como conquistar investidores para a sua empresa?


É um desafio conquistar investidores para novos negócios, as startups surgem a todo o momento e você precisa se destacar em meio a elas. Conquistar investidores vai desde a eficiência do seu projeto até a sua abordagem, saber como apresentar o negócio é essencial.

como-conquistar-investidores-para-seu-negócio

1. O quanto o investidor conhece sobre o ramo?

É importante avaliar o quanto os seus possíveis investidores conhecem sobre o ramo da sua empresa, isso definirá a apresentação do negócio. Se o investidor não está por dentro do ramo, o pitch é perfeito para explicar de forma geral e incluir os principais pontos do negócio. Caso o investidor já esteja familiarizado com o setor, a melhor opção é ir direto para os pontos mais avançados.

2. Tenha um plano de negócios da empresa

O plano de negócios te dá condições e postura para defender a sua empresa, isso porque ele mostra quais os pontos fracos e fortes da empresa que o investidor pode questionar. Assim você já fica sabendo de todas as objeções possíveis e pode se preparar para enfrentá-las resolvê-las.

3. Esteja sempre com a apresentação pronta

Empreendedores de sucesso entendem a urgência e a imprevisibilidade, é sempre bom ter uma pré-apresentação pronta. Saiba descrever e falar sobre o planejamento do seu negócio, conte com materiais impressos ou virtuais que estejam sempre disponíveis. Essa preparação demonstra a sua segurança e preocupação com o futuro do negócio.

4. Conte com a ajuda de apoiadores

Nem todos os empresários poderão contribuir financeiramente com o seu negócio, mas toda ajuda e apoio é bem-vinda. Reúna um grupo de empreendedores nos quais você confia e que estão dispostos a te ajudar no amadurecimento da sua ideia, saiba receber opiniões e sugestões para melhorar. Além de receber esse apoio de quem conhece o empreendedorismo, você também acaba criando um networking e possíveis futuros investimentos e parcerias.

5. Mostre flexibilidade no negócio

Não chegue com uma ideia fechada e sem abertura para possíveis mudanças, quando uma ideia é flexível ela está mais disposta a atrair investidores. Negociar condições e valores às vezes é preciso para fechar um investimento, um acordo deixará as duas partes contentes.

6. Mantenha o foco e persistência

Você não pode voltar atrás e desistir no primeiro “não” que receber, vida de empreendedor requer paciência e muita persistência. Será preciso repetir a sua apresentação muitas e muitas vezes, talvez até para o mesmo investidor. A persistência vale a pena, só tome cuidado, o que nunca dá retorno e sempre falha precisa ser revisado e melhorado.

Cool2Share